Qual insulfilm automotivo é permitido segundo a lei?

Um acessório se tornou moda no Brasil e, no dia a dia, é raro ver um carro particular sem que os vidros portem uma película escurecedora, que acabou ganhando popularmente o nome de um fabricante deste tipo de produto.

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Mas, a lei não passou desapercebida diante desse filme presente nas janelas de tantos carros. Então, qual insulfilm é permitido?

O chamado insulfilm é um produto bem popular nos carros brasileiros e até mesmo antes do carro sair da concessionária, ele já é instalado pelo novo dono. O filme na área envidraçada é desejada pela grande maioria por vários motivos.

Qual insulfilm automotivo é permitido segundo a lei?

Um deles é a privacidade, a fim de coibir roubos e furtos. Outro objetivo dos consumidores que é a retenção dos raios ultravioletas, assim como ajudar a baixar a temperatura dentro do carro.

A grande maioria, porém, prefere aplicar o insulfilm meramente pela estética, especialmente em carros de cores claras, dando um bom contraste com a tonalidade da carroceria. Há também películas resistentes a impactos, segurando os estilhaços do vidro.

Mas, não é todo tipo de filme que se pode colocar nos vidros dos carros. Muitos desejam a escuridão quase que total nas janelas e geralmente usam o chamado G20 ou o G5, que é proibido. Neste artigo, saiba qual insulfilm é permitido.

Qual insulfilm é permitido?

O insulfilm é uma película que, podemos dizer, está na grande maioria da frota brasileira. Por privacidade e para coibir assaltos, assim como pela estética e redução da temperatura em dias quentes, os consumidores muitas vezes não sabem exatamente o nível de transparência que estes filmes devem ter nos carros.

Para a polícia, vidros escurecidos demais podem ocultar crimes e suspeitos, encobrindo ainda sequestros relâmpagos e outras contravenções. Por conta disso, a lei determina um limite de transparência mínima para o insulfilm, o que inclui também as películas reflexivas, aquelas espelhadas.

De acordo com a lei, o insulfilm deve ter transparência mínima dos vidros (e das películas) de 75% para o para-brisa, 70% para os vidros laterais e 28% para os demais vidros, o que acaba se referindo principalmente ao traseiro, nos veículos de passeio.

O que determina isso é o artigo 254 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ele diz o seguinte, abaixo:

Art. 3º A transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% para os vidros incolores dos
pára-brisas e 70% para os pára-brisas coloridos e demais vidros indispensáveis à dirigibilidade do
veículo.
§ 1º Ficam excluídos dos limites fixados no caput deste artigo os vidros que não interferem
nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo. Para estes vidros, a transparência
não poderá ser inferior a 28%.
§ 2º Consideram-se áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo, conforme
ilustrado no anexo desta resolução:
I – a área do pára-brisa, excluindo a faixa periférica de serigrafia destinada a dar acabamento
ao vidro e à área ocupada pela banda degrade, caso existente, conforme estabelece a NBR 9491;
II – as áreas envidraçadas situadas nas laterais dianteiras do veículo, respeitando o campo de
visão do condutor.
§ 3º Aplica-se ao vidro de segurança traseiro (vigia) o disposto no parágrafo primeiro, desde
que o veículo esteja dotado de espelho retrovisor externo direito, conforme a legislação vigente.

E se o insulfilm estiver irregular?

Então, todos os tipos de insulfilm com transparência menor que os especificados pelo Contran, são ilegais infringem o artigo 230 XVI do CTB, que diz que os carros não podem transitar “com vidros total ou parcialmente cobertos por películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas”. 

Nesse caso, o referido artigo considera a infração como grave, onde se aplica multa de R$ 195,23, 5 pontos na CNH do condutor e retenção do veículo para regularização, embora o artigo 270 diga que o veículo não deve ser detido se puder ser regularizado no local.

Ou seja, o condutor terá de remove-lo para que os vidros fiquem liberados do acessório. Veja como tirar o insulfilm do carro.

Quais são os tipos de insulfilm?

Insulfilm básico

O insulfilm básico é aquele usado por muita gente apenas para melhorar a estética do veículo ou mesmo tentar reduzir a temperatura interna. É o mais barato, mas alguns são de qualidade duvidosa, especialmente as chinesas.

Avançado e Para-brisa

Já o Insulfilm avançado custa mais caro, porém, tem qualidade melhor. Geralmente possuem proteção simples contra raios ultravioletas e dessa forma ajudam mesmo a reduzir a temperatura interna. Há também um específico para para-brisa com 75% e melhor qualidade.

Antifurto ou de segurança

Qual insulfilm é permitido?

Esse insulfilm é feito para evitar que o estilhaçamento dos vidros em caso de impacto num roubo ou furto. Mais grosso, ele aumenta a dificuldade de acesso ao veículo, ajudando na segurança. Além disso, em caso de acidente, evitar que os estilhaços atinjam os ocupantes.

Anti-UV

Como o nome diz, este insulfilm é feito exatamente com a função de reduzir a incidência de raios ultravioletas (UV) no interior do carro, protegendo os ocupantes com este perigo solar, bastante nocivo à saúde humana. No mercado, são oferecidas películas anti-UV com fatores de proteção variadas.

Mas a regra é clara: quanto maior o nível de proteção contra UV, maior será o preço.

No entanto, o acessório é benefício para quem se expõe por muito tempo no carro. A proteção máxima não altera a transparência do insulfilm, podendo mesmo chegar a 100%, o que é muito superior do que protetores de uso pessoal.

Via: noticiasautomotivas

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