Lei do Insulfilm no carro 2022, confira!

Lei do Insulfilm no carro 2022, confira!

Não é mais novidade que os humanos são loucos por carros. Muitas pessoas procuram as melhores formas de cuidar do seu veículo e deixá-lo sozinho. No entanto, você deve estar ciente da lei da Insulfilm.

o que é a Lei do Insulfilm?

Este acessório é bastante comum no mundo. Os especialistas percebem que ela chegou ao Brasil na década de 1980 e desde então conquistou novos adeptos. Seu uso pode trazer várias vantagens.

Além de melhorar a aparência do carro, o insulfilm pode trazer alguns benefícios como proteção UV, reforço de vidro, controle de temperatura interna e entre outros.

Mas é preciso ter cuidado ao usá-lo. O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabeleceu uma série de normas com a resolução 254/2007.

A “Lei do Insulfilm” foi publicada no Diário Oficial da União em 21 de novembro de 2007. Os principais pontos dizem respeito à transparência do filme e sua localização.

De acordo com a lei, o grau mínimo de transparência de para-brisas, por exemplo, deve ser de no mínimo 75%. No caso de janelas laterais, este valor mínimo deve ser de 70%.

O mesmo se aplica aos demais vidros considerados essenciais à tração do veículo, a saber:

  • Área do para-brisa
  • Áreas envidraçadas localizadas nas laterais dianteiras do automóvel

Agora, naqueles que não “interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo”, o valor já é maior (28%). O CONTRAN nada diz sobre a transparência do teto. Vale lembrar que o uso de películas espelhadas é proibido.

Multa

Instalar o insulfilm é bastante indicado por especialistas. No entanto, assim como o uso de outros acessórios disponíveis no mercado, o uso da película deve estar de acordo com a resolução acima (Lei do Insulfilm). O descumprimento desta legislação pode ser prejudicial.

De acordo com o artigo 230 do Código Nacional de Trânsito, “será considerada uma multa grave conduzir um veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN”.

Ou seja, o condutor terá que pagar uma multa no valor de R$ 195,23. Ele também receberá cinco pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ainda existe a possibilidade do veículo ser retido em casos de flagrantes.

O uso de insulfilm pode trazer diversos benefícios. Especialistas dão conta que ele ajuda a controlar a entrada de raios UV. Ou seja, protegendo contra doenças de pele. Agora, em casos de acidentes, ele pode ser importante para que os vidros não se estilhacem com mais facilidade.

Ele é útil também para o controle da temperatura do lado interno. O insulfilm pode fazer com que a temperatura do interior fique mais equilibrada. É recomendável que sua instalação seja feita por um especialista.

 

Via: Garagem 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.