
Qual é a melhor película automotiva?
Manter o carro em boas condições é a marca da maioria dos pilotos brasileiros. Na hora de avaliar seu carro, mantê-lo sempre limpo, e alguns até com brilho, é um fator chave. Muitos motoristas optam por carros que não possuem nenhum tipo de película automotivas. Outros preferiram usar filmes mais escuros, especialmente aqueles com motoristas mais jovens.
A película para automóveis ganhou o mercado de forma excepcional, seja pelo fato de deixar o veículo mais arrojado e mais descolado ou seja por um caráter protetivo, para se livrar dos raios-UV.
Mas afinal, como definir qual a melhor película para o seu veículo?
No Brasil a legislação define que as películas automotivas têm que respeitar as seguintes regras:
- Películas para o para-brisa: Transparência mínima de 75%;
- Películas para os vidros laterais dianteiros: Transparência mínima de 70%;
- Películas para o restante dos vidros: Transparência de 28%.
Função das películas
É primordial antes de entender como escolher a melhor película automotiva, entender a função delas.
Como já dissemos acima, muitos as usam com o objetivo de deixar o carro mais sofiscado e mais arrojado.
Mas a verdade é que a função das películas para automóveis são outras. E ressalto, a tonalidade da película não interfere muito.
Temperatura interna
Uma das funções das películas automotivas é o seu potencial para amenizar a temperatura interna do veículo. Isto ocorre porque ela bloqueia os raios solares, fazendo que não passe ou, ao menos, diminua a caloria no veículo.
A temperatura interna em dias mais quentes é superior a 41ºC. Por esta razão a película pode mostrar acentuadamente eficiente.
Proteção em acidentes
Outra função sumamente importante é para os casos de acidentes.
As películas mais sofisticadas e de maior qualidade possuem o potencial de segurar os estilhaços dos vidros dos carros e até alguns impactos, sendo inclusive vital para evitar furtos e roubos, nos quais há a tentativa de quebrar os vidros.
Proteção contra os raios UV
Uma de suas funções e, sem dúvidas a mais importante, é a proteção contra os raios ultravioleta, popularmente conhecido como os raios do Sol.
Diferentemente do que muitos pensam, a transparência da película não altera a proteção contra os raios ultravioleta. Ou seja, quanto mais escura for a película não necessariamente será melhor a sua proteção.
A película que lhe oferecerá melhor proteção aos malfadados raios ultravioleta, são as que apresentam o mais elevado nível de FPS, ressaltando que não necessitam ser escuras.
As películas são compostas por diversos agentes que absorvem os raios dos sol, impedindo que estes afetem, tanto o condutor do veículo, podendo, ao longo do tempo, ocasionar doenças na pele (câncer de pele, por exemplo), quanto o interior do veículo, conservando-o por mais tempo.
Existem no mercado variadas películas para automóveis, com baixos e altos níveis de proteção, algumas inclusive, chegando a possuir um fator bloqueador de 1.700 FPS.
Condutores que passam horas dentro do veículo, como caminhoneiros, por exemplo, é recomendado utilizar películas automotivas, pois a exposição ao sol, como já vimos, poderá ocasionar diversos problemas na pele.
Na medida em que o fator de proteção aumenta, os preços podem variar junto.
Como escolher a melhor película?
Bom, vimos que a função das películas não é somente deixar o veículo mais arrojado, mas também levar o conforto ― pelo fato de amenizar o calor; evitar maiores estragos e furtos e por fim, bloquear os raios ultravioleta, os raios do sol.
Ademais, opte por aquela cuja a durabilidade seja a maior. Isto porque, ao decorrer dos anos as películas de baixa qualidade perdem sua eficácia e desbotam.
Desta forma, na hora de escolher a melhor película, procure a que melhor ofereça esses benefícios à você com o melhor custo.